quinta-feira, 9 de abril de 2009

O nosso Projecto B

A Beleza como um estado interior possível de ser alcançado a cada momento.
E se o meu corpo encontra Beleza ao estar no aqui agora?

Projecto partilhado com o Paulo.

Algumas das questões que se foram levantado ao longo do processo:
Como encontro em mim esta presença no aqui agora?
Para estar completamente no aqui agora é necessário processos de aceitação e purificação da nossa memória, da memória que guardamos do outro e dos espaços?
Como abordar a questão do tempo? Experimentar o passado e o futuro como forma de compreender o presente?
Se eu vivencio o aqui e agora plenamente e o outro também, a partir de que base nos vamos relacionar? De que forma a presença do outro influencia o meu estar no aqui agora?
De que forma o julgamento influencia o meu estar no aqui agora?
Poderei realmente encontrar Beleza a cada momento, e em qualquer situação? Qual é o mínimo necessário para que se tenha a predisposição/receptividade para buscar/encontrar a Beleza? Ou é algo inato, inerente a todos?

Escolhas:
Apesar de estarem interligadas todas estas questões, as nossas escolhas foram-nos conduzindo mais para a abordagem da pergunta: Se eu vivencio o aqui e agora plenamente e o outro também, a partir de que base nos vamos relacionar? De que forma a presença do outro influencia o meu estar no aqui agora?

Método:

Deixar fluir
1º momento:
1) O que o corpo precisa para estar no aqui agora

Desfaço tensões, entrego, limpo, aceito.
Transfiro consciência para o corpo, cada pequeno movimento, expando os sentidos, respiro com consciência
Abro o meu canal de ligação ao transcendente.
Reconheço a presença do outro, da nossa união, de um caminho lado a lado.
Apercebo-me que não ha hierarquias, nada é mais importante que nada.

2) Viagem: eu no aqui agora consciente da tua presença

Encontramos Beleza quando, de alguma forma, nos completamos, nos identificamos e ao sentirmos o conforto da presença do outro que está no mesmo processo.
Encontramos Beleza naqueles pontos no espaço suspensos no tempo consequências do nosso cruzamento.
Encontramos Beleza no jogo.
A presença do outro ajuda-me a manter-me no aqui agora.

3) Observador e observado

Sentimos liberdade ao ser e ao deixar ser. Somos humanos.
No aqui e agora não há julgamento.

2º momento:
1) 2) e 3) explorados com sequência, com menor duração, e no exterior

Houve evolução, por estarmos a trabalhar nestas questões toda a sessão anterior, foi-nos mais fácil entrar mais rápido nesse estado e passar por todas as fases em um menor período de tempo.
Registo da experiência no exterior:
A nossa viagem em busca da luz, do transcendente, das coisas simples, da Beleza.
Ofereces-me uma folha e não a quero perder, ainda preciso dela. Tentamos descobrir a fórmula mágica de criar luz. Juntos conseguimos; mas ainda não. Busquemos outras luzes que outros já acenderam.
Subimos as escadas. Eu gosto assim, sentimo-nos reis e rainhas crianças. Eu sou o vento e tu és a oração. Estamos bem no alto, pertinho da lua que cresce. Um homem que passa assusta-se, nós rimos com sua a inocência. Estamos no meio de dois nadas que contêm neles tudo.
Descemos as escadas, seguimos ao encontro da luz. Damos a nossa atenção à ausência de luz. Olhamos o horizonte e deixamos partir a folha em direcção ao infinito. Foi a brisa que a levou. E a nós. Porque a minha casa não é aqui.

Ao encontro da manifestação física da Beleza no aqui agora
3º momento:
Experiência da viagem no aqui agora sem a presença do outro

Maior dificuldade em estar no aqui e agora sem a presença do outro.
A sua presença e a sua observação sem julgamento mostram-se realmente como factores importantes para uma maior capacidade de me conectar com um estado mais sublime, um estado de Beleza.

Criação de uma partitura do aqui agora

(em fase de construção)

2 comentários:

  1. Acho fantástica a relação que vocês os dois criam, essa ajuda que cada um constitui para o outro no estar no aqui agora. É um aqui agora aberto, interligado com o exterior e com o outro, libertador, rico.

    ResponderEliminar
  2. Se estivessemos no Facebook era: "Filipe Gomes likes this."

    ResponderEliminar