sábado, 18 de abril de 2009

A minha conferência, Flávio Rodrigues

Eu não gosto de falar em público, ou melhor, eu fico muito nervoso quando isso tem de acontecer, no inicio é assustador, depois… vou conquistando o à-vontade. Para este trabalho realizado no âmbito do ateliê projecto b orientado por Teresa prima, eu desafiei-me a uma conferência…talvez encontra-se no desafio a beleza.

Era no encontro com a beleza e principalmente na procura da mesma, que se desprendiam as sessões. Nas primeiras, viajávamos no território protegido pela Teresa em que o não julgamento e aceitação do momento nos levavam a questionar a presença da tal procura. Nas últimas sessões os colaboradores dedicavam-se á criação do próprio projecto b.

Eu debrucei-me sobre a ideia do tempo… na primeira fase experimentei um cruzamento temporal, que consistia em sobrepor a um registo do meu corpo (formato memoria) o meu corpo em performance (presente), e foi neste cruzamento que questionei o primeiro encontro com a beleza; ela realmente surgia…mas tão curta que não a conseguia saborear, eu estava a procura de algo maior, algo que desse tempo para eu guardar, estudar e perceber. Na segunda fase trabalhei/experimentei o registo da sobreposição e criei… um problema, alias vários.

Terminei esta fase com: Beleza = problema. Queria resolve-lo mas não estava a conseguir, prestes a abandonar, encontrei a solução ao ver o filme “Proposta indecente” em que a personagem principal David (arquitecto e professor) diz: “até um tijolo quer ser algo”.
Percebi então… que posso encontrar a beleza no processo de construção, no tempo que ela demora, no tempo que ela se mantém, e no tempo que ela cria entre si. Estou a falar por exemplo da construção de uma casa.

Bem… a minha conferência baseou-se em contar este meu pequeno processo de pesquisa… juntei-lhe o desafio colocado a mim próprio… os nervos a flor da pele… o nunca com m, o filme que estava traduzido em Italiano e afirmei estar em Espanhol… enfim… Uma bela conferencia que dava uma Proposta indecente… Flávio Rodrigues

1 comentário: