quinta-feira, 9 de abril de 2009

Meu Projecto B

FASE I

ZONA DA BELEZA A CARTOGRAFAR:
‘Eu vs Eu – Tenho Beleza em mim?’


‘Tenho Beleza em mim?
Ainda não a atingi. Mas percebo onde ela me toca. Repito a questão e a resposta é ‘sim’, mas ‘fora de mim’. Sinto o vento gelado a tocar na minha pele…dói e faz-me ter ‘pele de galinha’, mas é isso a Beleza para mim… é dessa forma que ela vem ter comigo! O frio faz-me sentir viva… o corpo reage… os órgãos reagem… sinto-me leve, livre, plena. É desta forma que a Beleza me chega! Agora não sei se EU tenho Beleza, mas sei por onde ela anda… Por aí…


QUESTÕES PARA INICIO DE PROCURA:

‘Onde está a Beleza?’
A Beleza está no mais fundo das coisas.

‘E se a Beleza não existisse?’
O meu corpo pára. Não sabe como mover-se… nem quer…
O espaço pede para ser reorganizado, até se encontrar a Beleza.


TENTAR PROCURAR EM MIM UM ESTADO DE BELEZA.

Corro lá para fora com o meu balde preto. Enfio-o na cabeça até ao peito e pergunto: ‘Tenho Beleza em mim?’. A minha voz abafada pelo balde, faz a perguntar voltar. Sorrio… Um pequeno pontinho no centro do peito acende. Sim tenho mas não está activado. Pergunto em tom alto, baixo, muito alto ou sussurrando: ‘Tenho Beleza em mim?’; O ponto vibra… Sinto que ele activa quando é algo exterior que o estimula. Ou o vento ou o eco da minha voz… porque de mim para mim não o ponto não activa. O balde aperta-me o peito, fazendo sentir-me abraçada/aconchegada. Aqui sinto que tenho disponibilidade para acolher a Beleza, mas não estou em estado de a fazer nascer.


FASE II

PASSEIO POR VILA DO CONDE EM BUSCA DA BELEZA:
Coloco as mesmas questões que na sessão anterior, mas em diferentes espaços.


‘Que influência tem o ‘espaço’ na minha procura pela Beleza dentro de mim?’


A Beleza manifesta-se em mim quando estou disponível para recebe-la.
A disponibilidade é o estado para a recepção da Beleza.


‘ESTADO DE BELEZA’ (definição por ‘Francisca’): Estado que chamo, quando estamos disponíveis/ receptivos para a Beleza.

FASE III


A PARTIR DE TODO O MATERIAL RECOLHIDO, INICIO DE ESTRUTURAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO:

- Encontro com o ‘Estado de Beleza’ para se iniciar o trabalho.

- Escuta e movimento.

- Escuta e movimento dentro do balde.
Que diferenças há?

Dentro do balde os sentidos ganham outra dimensão. Estou mais desperta, e a escuta interior é bastante maior.

Como encontrar essa mesma sensação mas fora do balde?

Deito-me e fecho os olhos, imagino-me dentro do balde. Olho para ele algumas vezes.
De olhos fechados, tento visualizar a perspectiva de dentro do balde, e transporto-a para o exterior. Os braços começam a movimentar-se, como que sensores. Toco o meu corpo, estico os braços para sentir o ar a passar pela minha pele e pelos. Esse ar faz os meus braços dançarem. Sabe bem…

- Pedir a outras pessoas que passem pela mesma experiencia que eu e comentem.

Teresa
Decide movimentar-se primeiro pois é dessa forma que se encontrará com a Beleza.
Quando decide ir ter com o balde e o enfia na cabeça, sente que dentro os sentidos tomam outra dimensão muito mais intensa. Aqui resolve entrar num jogo de ‘entra/sai’ com o balde, pois este ao mesmo tempo não era uma sensação muito agradável.


FASE IV

Analisando todo o material anterior encontro pontos em comum…

As palavras Saber, Através, Disponível, Reconhecer, Mim, e Receber.


…E outras de maior relevância.

‘A Beleza está no mais fundo das coisas’

‘Se a Beleza não existisse reorganizava o espaço, até a encontrar’

‘Quando a Beleza passa em mim, os meus braços movem-se como sensores e conduzem-na até ao peito, criando uma vibração nessa zona.’

Juntando estes pontos, que considero fortes, encontro uma estrutura coreográfica e estética, que tenha estes pontos todos presentes.

Movo-me debaixo de uma cortina porque…

Tem um simbolismo associado à conclusão, ‘A Beleza está no mais fundo das coisas’

Coloco folhas em branco dispostas como que uma ‘arvore genealógica’, porque…

Por reacção á resposta ‘Se a Beleza não existisse reorganizava o espaço, até a encontrar’; e porque para mim as palavras Saber, Através, Disponível, Reconhecer, Mim, e Receber, estão presentes nessas folhas brancas.



Movo-me só com os braços porque…

Aquando da presença da Beleza, os braços era a única parte do corpo que se movia. Absorviam e conduziam-na até ao peito, criando uma vibração nessa zona.’

Dois lados de observação porque…

A Beleza não é de fácil acesso. É preciso ultrapassar a ‘barreira’ para a encontrarmos. É preciso ir sempre ao fundo.

1 comentário: