terça-feira, 21 de abril de 2009

Filipe Gomes - Apresentação do Projecto a 15.04.08

Coloquei uma cadeira frente ao público, sentei-me, apresentei-me e li:

Apresentação do Projecto B de Filipe Gomes

O meu trabalho iniciou-se à volta de questões da relação do Eu com o Exterior:
1-Como posso percepcionar de forma menos deturpada o Exterior, e a Mim mesmo?
2-Como me posso sentir menos desconfortável na relação com o que me é estranho?

Adoptar para a minha pesquisa o conceito de Aceitação tornou o trabalho mais claro. Este constitui-se, assim, na Aceitação de Mim mesmo e do Exterior. Dou atenção às minhas perspectivas e trabalho-as de forma a sentir-me mais confortável nestas relações e a perceber as suas potencialidades.

Após uma pesquisa mais derivativa, sinto necessidade de um trabalho orientado por uma metodologia, facilitando a construção das conclusões e da exposição das mesmas.

Decidi construir um modelo de entrevista para aplicar a um espaço e pessoas determinados, segundo critérios que irei traçar. Este modelo vai ser construído a partir de uma primeira série de entrevistas.

Passo a explicar o primeiro formato que desenvolvi, e que estou correntemente a aplicar.
Leio ao meu entrevistado um texto contextualizador do meu trabalho muito semelhante a este que acabo de vos ler.
Peço ao meu entrevistado que escolha um lugar para a entrevista.
Pergunto-lhe qual a sua ligação a esse lugar, que percurso fez para aí chegar, para escolher estar aí. Indico ao entrevistado que deverá interpretar esta pergunta da forma mais abrangente, explicando-me toda a rede de acontecimentos que, a seu ver, justificaram a escolha do lugar e a sua presença no espaço em que iniciámos o contacto. Procuro não orientar esta resposta, atribuo ao meu entrevistado a sua organização e os caminhos a abrir.

Chegados ao fim da entrevista, peço ao meu entrevistado para lhe tirar uma fotografia. A fotografia constitui o único registo da entrevista, pois esta não é gravada e não tiro notas durante a mesma.
A opção de não gravar nem anotar a entrevista prende-se com o objectivo de não desvalorizar a relação criada, ao torná-la irreproduzível para além da memória dos seus intervenientes.
A fotografia explica-se por, desde o início deste trabalho, ela me ter surgido como meio de apreensão do Outro e do Espaço, complementar à entrevista. Vejo, aqui, uma questão de apropriação da imagem.

Por fim, peço ao meu entrevistado que me dê um contacto seu, para que eu o vá informando sobre o decorrer do meu trabalho. Indico-lhe, também, que pode consultar o blogue http://prima-projectob.blogspot.com para conhecer melhor o atelier que originou o meu projecto, e também como outra forma de acompanhar este trabalho.

Primeiras conclusões a partir das entrevistas já realizadas:
1-A resposta é aberta e totalmente dependente do entrevistado.
2-Também as condições da entrevista são em grande parte determinadas pelo entrevistado, que escolhe o espaço, o qual pode por exemplo ser ruidoso.
3-Quanto mais estranhos ao projecto e a este contexto de trabalho são os entrevistados, maior pormenorização de contexto é necessária, dado que a relação está muito dependente da informação que dou sobre o projecto.

Agradeço a Teresa Prima, Ana Celeste Ferreira, António Lago, Carla Valquaresma, Charlotte, Flávio Rodrigues, Isabel Costa, Joana Castro, Micaela Maia, Paulo Duarte e Teresa Santos, Cristiana Rocha, Joclécio Azevedo, Mafalda Couto Soares, Magda Henriques, Maria Lemos, Rogério Nuno Costa, Susana Chiocca e Tó Maia. Havia mais a quem agradecer.

Peço-vos, agora, que comentem esta apresentação. [Peço que comentem esta apresentação no final das apresentações.]

Obrigado.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Os comentários à apresentação chamaram-me a atenção para dois pontos importantes:
    1-A chamada de "críticos" ao projecto foi precoce.
    2-Faltam coisas minhas neste projecto. Para já ele vive fundamentalmente dos entrevistados.

    ResponderEliminar
  3. nao acho que tenha sido precoce acho antes que foi util.
    quero muito ver onde este projecto te leva ou melhor gostava que tu o levasses ate ao fim e epartilhasses os resulytados
    bjs

    ResponderEliminar