sábado, 7 de agosto de 2010

Testemunho B, Paulo Duarte

projecto b

Estima-se que a população mundial situa-se nos 6,7 mil milhões de pessoas (e nem vou para as que já existiram antes deste tempo presente). Apesar de crenças e descrenças, é difícil dizer o como exacto da criação... do espaço, da terra, dos animais, das plantas, do Universo, das pessoas... da pessoa: de mim que escrevo, de ti que lês.
Há uma vontade, em sentimento e em vivência, de buscar a essência de algo que nos caracteriza em profundidade. Afinal a terra não é morta, mas viva. Ligações, connections, diálogos, encontros... Silêncio, gritos, passos a dar e a desenvolver... em caminho, com o(s) outro(s), pelo(s) outro(s), para o(s) outro(s)!
E somos cerca de 6,7 mil milhões... Talvez nessa busca a Teresa, ou eu próprio nesse projecto que também faz parte de mim, não cruzará com cada uma destas pessoas. No entanto, avançamos em direcção à profundidade das coisas, da realidade, do que nos rodeia. Como que no desejo de que cada pessoa repare na mudança de cor que ocorre ao longo dia na rua, na avenida, na praça, no jardim, que vê todos os dias... No desejo ainda, e sobretudo, de reparar que cada pessoa é um desafio, por ser ela própria um Universo em criação, em expansão, em descoberta.
E na ligação entre o céu e a terra, poderemos maiusculizar, entre o Céu e a Terra, ganha-se o pudor e respeito, mesmo que caracterizado de old-fashioned, e assim, com humildade – que vem de húmus, terra –, seguimos em busca de algo sagrado: Beleza!
Sem grandes rodeios definitórios, apenas vivenciais... Como que o penetrar na terra fértil, ficando com o sorriso. Então, a terra somos nós, regados pela chuva, saindo aquele cheiro característico que diz: “Está pronta!”.
Pronta para dar o que recebeu...

1 comentário:

  1. cucu Tereza, tive uns tempos por fora, voltei e fiquei contente ao ver que o teu projecto está a andar e a contagerminar ( uma mistura muito tua entre o contagio e o fazer germinar) da terra claro.

    Beijocas...menino Filipe

    ResponderEliminar