terça-feira, 19 de maio de 2009

Projecto B... de Bolo




Belos!,

Estão convidadíssimos para mais um piquenique! E olhem, só para vos poupar trabalho, o ponto de encontro é o mesmo do 1.º.
Então:
dia 31 de Maio (que é domingo)
15h no Castelo do Queijo.

O piquenique é no Parque da Cidade, e estamos em contacto para termos uma aulinha gratuita dada por srs. do ginásio Holmes Place.

É essencial saberem, para participarem, que:
1. A doença celíaca é uma intolerância alimentar. Os celíacos têm que retirar da sua alimentação todo o glúten (proteína do trigo, centeio, cevada e aveia) pois este provoca-lhes lesão intestinal, com consequentes subnutrição e doenças secundárias.
2. Existe uma associação, a APC (Associação Portuguesa de Celíacos), que procura apoiá-los, melhorando o seu acesso a produtos sem glúten e dinamizando actividades.
3. A APC tem um núcleo de jovens, a APC Jovem. E a APC Jovem passou a contar com uma delegação no Porto.
4. É esta delegação, composta por mim e dois grandes amigos meus, que organiza este piquenique, no espírito reunido da Beleza com a Saúde.

Condição para participarem no piquenique (sim, há que conquistar o direito de lá entrar!):
1. Tragam o vosso lanche sem glúten (LSG).
O vosso LSG não pode conter produtos à base de trigo (pão, bolos, bolachas, pão ralado), cevada (cerveja), centeio (pão de centeio) ou aveia. Produtos alimentares transformados frequentemente contêm glúten, o segredo está em conhecer os ingredientes que aparecem no rótulo e detectar aqueles que contêm glúten (amido, amido modificado, malte, etc.).
O vosso LSG pode conter: fruta!!, batata!!, arroz!!, legumes, verdurinhas!!, pipocas e outros produtos feitos só com milho!!, lacticínios!!

Agora proponho-vos um projecto B: o Bolo da Beleza. Que é fazerem um Bolo Sem Glúten.
Caso se sintam preparados para meterem a mão na massa sem glúten, contactem-me! Dou-vos todas as dicas, arranjo-vos ingredientes sem glúten especiais (tipo farinhas para bolos sem glúten). Ouvi dizer que o Flávio faz bons bolos... E que a Prima não lhe fica atrás...

O bolinho da imagem é mesmo sem glúten! e melhor ainda, tb não tem lactose.

Apareçam então, com a vossa frutinha, o vosso pacote de batatas fritas ou o vosso Bolo Sem Glúten. A Beleza passará por este piquenique ;)
As incrições são feitas por aqui:
apc.jovem@celiacos.org.pt
ou
918139511 (Rita Jorge, dietista da Associação)

Sem comentários:

Enviar um comentário